sexta-feira, 9 de agosto de 2013

OS MEDOS SÃO SENTIMENTOS TOTALMENTE NORMAIS NAS CRIANÇAS E BEBÊS

Os medos podem aparecer em crianças de idade entre os 3 e 6 anos


Se seu filho sofre por algum medo, é muito importante que lhe transmita tranquilidade, segurança, e o ajude a superar seus medos com muito carinho e compreensão. De uma forma geral, os medos podem aparecer em crianças de idade entre os 3 e 6 anos.
A criança ainda não entende o mundo que a rodeia e tão pouco é capaz de separar o real do imaginário. Nos primeiros anos de vida, a criança conhece a existência de personagens através dos contos, filmes, etc., daí, passa a inventar companheiros e personagens, inclusive situações imaginárias.
Os medos aparecem e desaparecem nas crianças

Por que as crianças sentem medo
Alguns medos chegam a ser prejudiciais ao desenvolvimento da criança. No entanto, alguns temores podem fazer com que a criança evite algum acidente: por exemplo: medo de atravessar uma rua, medo de cair do balanço, medo dos animais, etc. São medos que ensinam a criança a ser mais precavida em situações que exigem mais cuidado.

Segundo alguns pesquisadores, os medos aparecem e desaparecem, e às vezes sem dar-nos conta dele. E mudam de acordo com o crescimento da criança. As crianças começam a ter medo das pessoas estranhas, objetos esquisitos, ruídos fortes, escuridão, e logo começarão a ter medo da morte, dos monstros, ladrões, etc. Muitos desses medos são induzidos pelo ambiente externo como os filmes, os contos, as histórias de amiguinhos, e outros estão fundamentados em experiências negativas em casa ou fora dela, e de fato podem ajudar aos pais como alarme para identificar situações de algum maltrato ou abuso do seu filho.
Um dos medos mais comuns nos pequenos, é a angustiosa separação dos seus pais, o medo do abandono. Quando sua mãe o deixa numa creche ou com outra pessoa e se vai, o bebê ou a criança não sabe quanto deve esperar para revê-la. É aí que aparece o medo da perda definitiva, já que a criança não tem capacidade de medir o tempo. Mas à medida que a criança amadurece, vai conhecendo com mais profundidade a realidade, e assim superará seus medos. Não é possível acabar com todos seus medos porque estes lhes permitem entender o mundo e a sentir-se mais seguros em sua habilidade de lutar contra eles.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Zoológicos





Zoo de São Paulo

Exibe cerca de 3,5 mil animais, representando 91 espécies de mamíferos, 192 de aves, 80 de répteis, oito de anfíbios e cinco de invertebrados, em recintos e terrários amplos que se assemelham ao habitat natural dos bichos. Há atrações especiais, como as apresentações didáticas de leões marinhos treinados e o Zoomóvel, uma espécie de quiosque que hospeda palestras com demonstrações, sempre com um tema diferente.

Onde: Zoológico de São Paulo (Av. Miguel Estéfano, 4.241, Saúde, São Paulo-SP); tel: 11 5073-0811; http://www.zoologico.sp.gov.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local




Zoo Safári

Há mais de 300 animais soltos em locais que imitam seus habitats naturais, como girafas, zebras e macacos, e que podem ser vistos de perto pelo público, que transita por suas alamedas dentro de automóveis. As feras (leões, tigres e ursos) são colocadas em ambientes cercados por telas.

Onde: Zoo Safari (Av. do Cursino, 6.338, Saúde, São Paulo-SP); tel: 11 2336 2131; http://www.zoologico.sp.gov.br/zoosafari

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local




Estação Natureza

Entre os bichinhos que são criados no local e que as crianças podem ver e brincar estão coelhos, vacas, ovelha, tartarugas, bode, patos. Em plena cidade, com uma área de 6 mil m², tem muito verde e diversos animais para os pequenos se divertirem ao passear de pônei, plantar na hortinha ou aprender a ordenhar.

Onde: Fazendinha Estação Natureza (Av. Washington Luís, 4.221, Santo Amaro, São Paulo-SP); tel: 11 5034 2728; http://www.estacaonatureza.com.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local




Zooparque Itatiba

Em uma área de 500 mil m² convivem mais de mil animais como papagaios, águias, tucanos, avestruzes, tigres, rinocerontes, macacos, hipopótamos, antílopes, lobos, lontras, jacarés e rinocerontes. Tem uma seleção dos animais mais representativos do mundo todo em recintos que reproduzem seu habitat natural.

Onde: Zooparque Itatiba (Rod. Dom Pedro 1º, km 95,5, Sítio Paraíso das Aves, Itatiba-SP); tel: 11 5034 2728; www.zooparque.com.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local




Parques de Diversoes



Ski Mountain Park

No meio das montanhas, o parque tem duas pistas de esqui - uma delas para treino e para iniciantes - em que há a sensação de estar deslizando na neve. Ainda apresenta outras atrações para todas as idades e gostos, como tobogã, teleférico, passeio a cavalo e paintball.

Onde: Ski Mountain Park (Est. da Serrinha, km 3 - acesso pela Av. Três de Maio - Cambará, São Roque - SP); tel. 11 4712 3299; www.skipark.com.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local



O Mundo da Xuxa

Com mais de 18 atrações para todas as idades, possui parede de escalada, trilha de arvorismo com obstáculos, montanha-russa, carrossel e um playground para os menores, entre outras atrações.

Onde: O Mundo da Xuxa - no Shopping SP Market (Av. das Nações Unidas, 22.540, Interlagos, São Paulo - SP); tel. 11 5541 2530; www.omundodaxuxa.com.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local



Hopi Hari

O parque possui uma região temática chamada "Infantasia", com atrações e personagens dos Looney Tunes. O complexo também tem montanha-russa, roda-gigante, peças de teatro e cinema 3D, entre outras opções.

Onde: Hopi Hari (Rod. dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo-SP); 0300 789 5566; www.hopihari.com.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o loca



Beto Carrero World

Com mais de 100 atrações para toda a família e 1.200 artistas e funcionários, o parque está há 18 anos em atividade. Para encantar crianças de todas as idades, o complexo tem shows, brinquedos radicais de diferentes tamanhos e estilos, passeios de trem e teleférico, áreas temáticas e zoológico.

Onde: Beto Carrero World (R. Inácio Francisco de Souza, 1597, Praia de Armação, Penha - SC); tel. 47 3261 2222; www.betocarrero.com.br

*ATENÇÃO: Para informações sobre horários e preços de ingressos, consulte o local

Crises de birra

Crises de birra: o que eu faço agora?

Essa cena, mamãe, você certamente já deve ter presenciado: seu filho esperneia e faz birra em algum lugar público, na maioria das vezes por um motivo aparentemente fútil. Choro, chutes, gritos, xingamentos e atiramento ao chão são as reações mais comuns. Você não sabe onde esconder o rosto.
A grande dúvida dos pais é o que fazer quando a criança começa com uma crise de birra. Só que vamos puxar para uma outra questão: o porquê das crises de birra acontecerem.
Se for a primeira vez que isso ocorre, a criança pequena ainda não sabe lidar com grande parte de seus sentimentos, principalmente no que diz respeito à frustração. Ela não consegue expressar isso através da linguagem e age na forma de birra. Cabe aos pais continuar firmemente em sua opinião e não ceder às vontades da criança.
Mas é num gesto teoricamente de carinho que pode servir de entrada para uma criança “pentelhinha”. O “teatrinho” em lugar público acontece em grande parte em razão do sim dos pais às vontades da criança.
Os pais dão ao filho o controle de toda situação e a criança não é capaz de lidar com todo esse controle. Cada vez que ouvirem um não, as crianças agirão sempre da mesma forma, pois sabem que dessa maneira conseguirão o que querem.
De quem é a culpa? - Pais, será que não são vocês o culpado por uma atitude malcriada de seu filho? O sentimento de por trabalhar fora e ter pouco tempo com os filhos fazem os pais serem permissivos demais. Essa culpa dos pais pode formar crianças sem limites, autoritárias e chatas, sem saber lidar com as frustrações da vida.
Comodidade ou pais que não tem paciência preferem ceder aos desejos do filho a que ter que arcar com a frustração da criança de levar um não. É muito mais fácil fazer as vontades da criança do que impor limites.
Apesar de resistente às regras, a criança precisa delas para crescer e se sentir segura. Essa regra deve ser imposta de um mesmo modo. O certo e errado ficará confuso quando a mãe disser sim e o pai, não. A criança percebe esse desequilíbrio e sempre recorrerá àquele que vai ceder ao seu desejo. Deve haver um consenso entre os pais, um não deve desautorizar o outro.
Sinais de um “cri-cri” - Esse comportamento pode aparecer na escola, onde a criança poderá ter problemas de relacionamento com os outros coleguinhas por ser muito mandona ou, ainda, os pais perceberão que na escola o filho é um “santinho”, pois lá existem regras a serem seguidas e em casa são desobedientes e autoritários devido à falta de limites.
Outra questão é querer proteger a criança de qualquer perda, tristeza ou frustração. Assim, quando os pequenos entram em contato com algum desses sentimentos, pois não ficarão para sempre debaixo da proteção dos pais, não sabem suportar a situação e lidam de um modo exagerado.
Nem tudo o que é radical é bom. Pais muito autoritários, por exemplo, acabam gerando filhos tímidos e com pouca criatividade. O bom senso e o meio termo dos pais é o que vai contar.
Quando tem uma crise de birra, criança mal consegue ouvir o que lhe dizemos e muito menos compreender. Os pais devem ser firmes com o filho e jamais ceder ou bater na criança. Bater gera mais raiva e medo e o que os pais devem querer e saber tirar de uma criança é o respeito. Ninguém disse que seria fácil ser mãe, que o diga uma criança birrenta.
Dicas
Pais são pais e não amigos. Podem ser pais amigos, mas nunca devem deixar de ser pais. Sempre existe uma vovó ou um vovô para satisfazer as crianças, seja como for. Ainda bem!
Brinquedo é diferente de brincadeira. A criança precisa de brincadeira com os pais e não que os pais comprem um brinquedo. É através da brincadeira que os pais impõem limites, dão carinho, atenção e amor.
Até os três anos de idade a criança entende mais uma a ação do que uma ordem. Quando disser “não mexa” também retire a mão da criança do lugar inadequado.

Bruno Rodrigues
Fonte texto uol comportamento infantil


Paçoca

Ingredientes

200g de biscoito de leite
500g de amendoim, torrado sem pele
1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Leve ao processador o Biscoito, o amendoim e bata ate obter uma farofa.
Numa tigela funda acrescente a farofa e o leite condensado e misture bem.
Num refratario medio, espalhe a paçoca e leve a geladeira por tres horas.
Retire da geladeira, corte em quadradinhos e sirva.

Pipoca Doce

Indredientes

1 xicara de cha de milho de pipoca
1 xicara de cha de acucar
1 xicara de cha de agua
1 xicara de oleo

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes ate formar uma calda.
Feche a panela e deixe estourar.
Depois de pronta, despeje numa assadeira.
Deixe esfriar para ficar crocante.